Politica

Vereadores de Campinas escolhem nesta terça-feira novo prefeito da cidade

postado em 10/04/2012 13:38
São Paulo - Os vereadores de Campinas (SP) escolhem nesta terça-feira (10/4) o novo prefeito da cidade. Será a primeira vez na história de Campinas que a Câmara Municipal vai eleger um prefeito. O novo mandatário tomará posse na quinta-feira (12/4) e irá governar a cidade até o fim do ano.

Desde a cassação do prefeito e do vice-prefeito de Campinas, no ano passado, a cidade passou a ser comandada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Serafim (PDT). Em dezembro, os vereadores aprovaram o impeachment de Demétrio Vilagra (PT) por causa da descoberta de irregularidades em contratos da prefeitura com a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas (Sanasa). Vilagra, que era vice-prefeito da cidade, assumiu a prefeitura em agosto, após o então prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) ser cassado por envolvimento em transações fraudulentas descobertas na prefeitura.

Por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o prefeito será escolhido pelos 33 vereadores da cidade, em votação aberta. A sessão começará às 10h, com a presença mínima de um terço dos vereadores (11). Após a abertura, os quatro candidatos terão até 30 minutos para defender a candidatura na tribuna, local de onde serão pronunciados os votos. Para que a votação comece será necessária a presença mínima de 17 parlamentares.

Segundo a assessoria da Câmara Municipal, estão concorrendo ao cargo os candidatos Arly de Lara Romêo (PSB/PCdoB), com Fernando Vaz Pupo como vice; Pedro Serafim (PDT) com Francisco Soares de Souza; Antonio Francisco, o Politizador (PMN), tendo José Muller Cruz Rodrigues de Oliveira como vice, e José Ferreira Campos Filho (PRTB) com Alessandro Henrique de Oliveira.

O vencedor será conhecido se conquistar maioria absoluta dos votos (17). Se isso não acontecer, os dois candidatos mais votados seguem para um segundo turno de votação, que deve ocorrer ainda hoje, e o escolhido será aquele que obtiver maioria simples de votos. Em caso de empate, é eleito o candidato mais velho, conforme prevê a legislação eleitoral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação