Politica

Marco Maia defende CPMI para investigar esquema montado por Cachoeira

postado em 10/04/2012 17:01
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), defendeu há pouco a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI), formada de deputados e senadores, para investigar o esquema montado pelo empresário de jogos de azar Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com ramificações nos Três Poderes da República.

Maia disse que hoje vai conversar com o presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), para tratar da criação da CPI mista. Segundo ele, a comissão formada por deputados e senadores é melhor para promover as investigações de todo esquema montado por Cachoeira. ;Vamos apostar na ideia da criação da CPMI. Não havendo esse entendimento, vamos instalar a CPI na Câmara ainda nesta semana;.

;Vamos fazer uma CPMI, não apenas para investigar a relação de parlamentares com Cachoeira, mas para investigar as relações desse cidadão com o mundo real do Brasil, que vai desde parlamentares, passando pelo Executivo e Judiciário e chega também à imprensa. Temos que investigar todas essas relações;, explicou Maia.

Em relação à negativa do Supremo Tribunal Federal (STF) de enviar o inquérito da Operação Monte Carlo, deflagrada pela Polícia Federal, ao Senado, alegando que o inquérito está em segredo de justiça, o presidente da Câmara afirmou que ;não acha razoável o Supremo negar informações para a Câmara ou para o Senado;. Ele argumenta que boa parte dessas informações já foram vazadas para a imprensa.

;Isso {negativa do STF} causa certa dúvida sobre os critérios que estão sendo utilizados pelos organismos públicos para divulgação das informações desse inquérito. Eu diria que nós não vamos receber muito bem aqui na Câmara uma informação com esse grau de decisão {negativa} tomada pelo STF;, disse Maia, que já solicitou informações sobre o inquérito, mas ainda não recebeu qualquer comunicado sobre o pleito.

Os senadores já deram inicio a coleta de assinaturas para a criação da CPMI. São necessárias no mínimo 27 assinaturas. Na Câmara, a coleta das assinaturas só deverá ser iniciada após concluída as coletas no Senado. São necessárias no mínimo 171 assinaturas de deputados para a criação da CPMI.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação