Politica

Câmara pede acesso a arquivo secreto dos EUA sobre ditadura brasileira

postado em 11/04/2012 07:10
A Comissão da Memória, Verdade e Justiça da Câmara dos Deputados, que apura violações de direitos humanos, pedirá à presidente Dilma Rousseff a solicitação ao governo americano de todos os documentos secretos da época da ditadura militar (1964-1985) com referência ao Brasil e já desclassificados. O procedimento foi adotado pela Argentina durante o processo de redemocratização, o que possibilitou a concretização de várias investigações contra a ditadura naquele país. Em audiência pública promovida ontem, os deputados voltaram a criticar a demora do Palácio do Planalto em escolher os integrantes do grupo que irá investigar os crimes praticados durante o regime ; os deputados já iniciaram os trabalhos no âmbito da Câmara.

Os deputados pretendiam levar o requerimento ao Palácio do Planalto ainda ontem, aproveitando a visita da presidente aos Estados Unidos, encerrada ontem. Segundo o presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos de Porto Alegre, Jair Krischke, os documentos americanos podem apresentar novas revelações sobre a ditadura, como aconteceu na Argentina. O próprio pesquisador conseguiu um grande acervo de papéis sobre o Brasil em Buenos Aires, muitos deles referentes à Operação Condor, desencadeada no Cone Sul e no Chile, envolvendo várias nações que viviam sob o regime militar. A sugestão foi acatada pela coordenadora da Comissão da Memória da Câmara, Luiza Erundina (PSB-SP).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação