Politica

Governo Aberto vai aprimorar combate à corrupção, acredita Antonio Patriota

postado em 17/04/2012 11:19
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse nesta terça-feira (17/4) que a 1; Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para um Governo Aberto (cujo nome em inglês é Open Government Partnership) será a oportunidade para aperfeiçoar os esforços no combate à corrupção e na busca pela transparência de dados oficiais. Patriota disse que a coordenação dos trabalhos dá ;muito orgulho; para o Brasil.

;Estou certo de que sairemos [da conferência] fortalecidos pelo intercâmbio de ideias. Minha convicção é a da busca pela consolidação do governo aberto não só no Brasil, como no mundo;, disse o chanceler. ;Temos orgulho [pela renovação] do país, pelos valores democráticos e direitos humanos com prestação de contas e acesso à informação;, completou.

Patriota lembrou ainda que autoridades do Brasil participam de vários grupos de trabalho, como os que discutem medidas de combate à corrupção em diferentes países. A reunião está sendo comandada pela presidente Dilma Rousseff e pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, além do presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete, e o ministro da Geórgia, Nika Gilauri. Também estarão presentes representantes de 42 países.

A expectativa é que Dilma e Hillary defendam ações que estimulem a transparência de dados oficiais. O objetivo da conferência é fortalecer políticas nacionais de transparência e combate à corrupção por intermédio do intercâmbio de experiências em execução nos países que integram o grupo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação