Politica

Ministro anunciará medida de ajuda às vítimas da cheia dos rios do Amazonas

postado em 09/05/2012 18:17
Brasília ; O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, vai nesta quinta-feira (10/5) a Manaus anunciar medidas do governo federal para atender às vítimas da cheia nos rios do Amazonas. O estado tem 40 municípios em situação de emergência, e mais de 70 mil pessoas foram afetadas, de acordo com balanço da Defesa Civil local.

Por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (9/5), o Ministério da Integração Nacional destinou R$ 7 milhões ao governo do Amazonas para a execução de ações de socorro, assistência às vítimas e aquisição de produtos de higiene, limpeza, medicamentos e alimentos. Com esse recurso, o estado contabiliza R$ 17,5 milhões recebidos do governo federal para auxílio às vítimas das chuvas e da cheia.

A determinação para que Fernando Bezerra vá a Manaus partiu da presidenta Dilma Rousseff após reunião, nesta quarta-feira (9/5). Estavam na reunião o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, técnicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Defesa Civil, da Casa Civil e do Gabinete de Segurança Institucional. O governador do Amazonas, Omar Aziz, também participou das discussões por meio de videoconferência.

Mais de 130 toneladas de itens de ajuda humanitária já foram distribuídos à população de 26 municípios, pela Defesa Civil do Amazonas. As demais cidades ainda receberão o material, composto por cestas básicas, kits de higiene pessoal, de medicamentos, de limpeza, kits dormitório e hipoclorito de sódio.

Em Manaus, a prefeitura vai ampliar as ações de atendimento à população atingida pela cheia do Rio Negro. O prefeito Amazonino Mendes lançou nesta terça-feira (8/5) o programa SOS Enchente, com ações como o recolhimento de lixo dos igarapés e de áreas alagadas e distribuição de kits de madeira para a construção de marombas (plataformas que elevam o piso das casas).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação