Politica

Nações Unidas parabenizam escolha dos membros da Comissão da Verdade

postado em 11/05/2012 17:12
Brasília ; O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (Acnudh) parabenizou o governo brasileiro pela escolha dos sete integrantes da Comissão da Verdade. Para o representante regional para América do Sul do Acnudh, Amerigo Incalcaterra, a Comissão da Verdade é uma ferramenta fundamental para o cumprimento da obrigação que o Estado tem de esclarecer todas as violações contra direitos humanos.

;As comissões da verdade são um mecanismo para ajudar os Estados na reconstrução de uma parte importante da história do país e para orientar os seus esforços na procura da verdade, de uma efetiva reconciliação nacional e para evitar que fatos dessa gravidade se repitam no futuro;, disse Incalcaterra por meio de nota.

[SAIBAMAIS]Para o representante da Acnudh, vítimas e parentes têm o direito imprescritível de conhecer as circunstâncias envolvendo crimes políticos. Ele também ofereceu aos integrantes da Comissão da Verdade acompanhamento e assessoramento técnico para o cumprimento dos padrões internacionais de direitos humanos durante os dois anos de trabalho previstos para a comissão.

A Comissão da Verdade é formada por juristas, ex-ministros e intelectuais. O grupo vai apurar violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988. De acordo com a legislação que criou a comissão, o objetivo dos trabalhos é apenas esclarecer fatos, sem caráter punitivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação