Politica

Ministério diz que Comissão de Ética autorizou uso de avião por Pimentel

postado em 18/05/2012 17:00
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulgou nota à imprensa, nesta sexta-feira (18/5), na qual refuta críticas de que o ministro Fernando Pimentel usou jatinho fretado por um empresário, em outubro do ano passado, para participar de seminário em Roma, na Itália. Prática condenada pelo artigo 7; do Código de Conduta da Alta Administração Federal.

[SAIBAMAIS] De acordo com a assessoria de Pimentel, o caput do artigo diz, efetivamente, que nenhuma autoridade pública pode receber transporte ou qualquer outro favor de fonte privada. Mas, parágrafo único do mesmo artigo admite a participação em seminários e congressos, ;desde que tornada pública eventual remuneração, bem como o pagamento das despesas de viagem pelo promotor do evento, o qual não poderá ter interesse em decisão a ser tomada pela autoridade;.

Apesar dessa ;autorização;, o MDIC ressalta que consultou formalmente a Comissão de Ética Pública, antes da viagem entre a Bulgária (onde acompanhava comitiva presidencial) e a Itália. A comissão admitiu, de acordo com a nota do ministério, que a cobertura de despesas pode ser feita por ;empresa, entidade ou associação de classe que não tenha interesse em decisão da autoridade;.

O MDIC reitera que a utilização do avião, oferecido pelo organizador do seminário, empresário João Dória Júnior, ocorreu devido à impossibilidade de o ministro chegar a Roma a tempo de sua palestra. Além do transporte, a nota assegura que ;não houve remuneração de qualquer tipo, nem o pagamento de nenhuma outra despesa por parte dos organizadores;.

A palestra do ministro Pimentel fazia parte de programação divulgada com antecedência pelos organizadores e foi devidamente tornada pública em sua agenda, conforme determinado pela Comissão de Ética Pública, e a participação do ministro no evento era de interesse do governo brasileiro para expor aos empresários o potencial de investimentos no Brasil, de acordo com o MDIC.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação