Politica

Cronograma do julgamento aumenta temor de mensaleiros de serem condenados

Paulo de Tarso Lyra
postado em 10/06/2012 09:43
A definição do cronograma de julgamento, com decisão a ser proferida em setembro; o estabelecimento de um ritmo diferenciado de sessões; e as notícias veiculadas sobre o encontro entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes aumentaram o temor dos mensaleiros de uma condenação em série no julgamento que começará no em 1; de agosto. Antes confiantes de que as provas reunidas na ação penal conduzida pela Procuradoria-Geral da República poderiam ser consideradas frágeis pelo STF, eles agora acham que as novas regras politizaram o debate. ;Essa força-tarefa do STF criou um Tribunal de Exceção;, comentou um dos réus, segundo apurou o Correio.

O cronograma de julgamento provocou um novo fator de;estresse; entre réus e advogados. Muitos deles pressionaram seus defensores para que uma nova proposta fosse apresentada ao STF, pedindo uma flexibilização maior de prazos. Não foram atendidos. Os advogados avaliaram que já haviam emitido sinais suficientes para a principal corte do país ao lançar um manifesto, em maio, pedindo que o Supremo não votasse o mensalão com a ;faca no pescoço;. O gesto foi avaliado como ;péssimo; pelos ministros. Uma nova manifestação agora, na opinião dos advogados que defendem os réus do mensalão, poderia ser considerada uma afronta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação