Politica

CNJ reage e diz que investigará caso de juiz que sofreu ameaças

postado em 20/06/2012 06:12
A corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, vai ser reunir com o juíz ameaçado para apurar o caso

Um dia após vir à tona a denúncia de que o juiz federal Paulo Augusto Moreira Lima sofreu ameaças por atuar nas investigações da Operação Monte Carlo, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reagiu e afirmou que investigará o caso. A corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, se reunirá hoje com o juiz para esclarecer as circunstâncias de seu afastamento. Depois de o CNJ anunciar que apurará a denúncia surgiu uma nova notícia de intimidações que teriam partido do grupo do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Desta vez, o alvo foi a procuradora Léa Batista, que, segundo nota divulgada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), recebeu ;um e-mail de suposto réu da operação em tom nitidamente ressentido;. A ANPR exigiu mais segurança aos magistrados e procuradores que investigam a exploração de jogos ilegais em Goiás. O conselheiros do CNJ também aprovaram moção de apoio ao magistrado ameaçado.



Na segunda-feira, a Justiça Federal atendeu a um pedido de substituição da titularidade do processo feito por Moreira Lima, responsável por autorizar os grampos telefônicos que flagraram os negócios escusos de Cachoeira. O substituto natural, Leão Aparecido Alves, se declarou impedido de atuar no caso. Ontem à noite, o juiz federal Alderico Rocha Santos, titular da 5; Vara Federal de Goiânia, foi designado pelo Tribunal Regional Federal da 1; Região (TRF-1) para conduzir a ação. Titular da 11; Vara Federal de Goiânia, Leão comunicou que não conduziria o processo por ;motivo de foro íntimo;. Ele seria amigo do empresário José Olímpio Queiroga Neto e, inclusive, é dono de um telefone, usado por sua esposa, que apareceu nos grampos da Polícia Federal. Aliado e sócio de Cachoeira, Queiroga é apontado como dono de máquinas caça-níqueis no Entorno do Distrito Federal e estava preso em Goiás até a última quarta-feira, quando foi beneficiado por um habeas corpus.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação