Politica

Senado fará audiência para debater situação da telefonia móvel no país

postado em 23/07/2012 12:45
O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), deve conversar até o fim da semana com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sobre ações imediatas que viabilizem ao consumidor serviços de telefonia móvel de qualidade. Pinheiro, que também integra a Comissão de Ciência e Tecnologia, defende que o governo, por meio do ministério, tome providências que permitam a integração das plataformas ; torres de transmissão de sinal ; das empresas de telefonia. Além disso, a comissão fará uma audiência em agosto para discutir o assunto.

Por decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a partir desta segunda-feira (23/7) as operadoras TIM, Oi e Claro estão proibidas de vender chips e modems em vários estados. A Anatel cobrou dessas empresas a apresentação de um plano máximo de ação no prazo de 30 dias descrevendo as medidas que adotarão para garantir a qualidade do serviço telefônico e de internet vendido ao consumidor.

Walter Pinheiro, no entanto, considera que a implantação dessas medidas deve demorar. ;Sempre defendi essa integração de plataforma pelas operadoras. Se fizermos isso teremos capacidade de incluir nesse mercado 16 milhões de brasileiros que hoje não têm acesso à telefonia móvel e garantir uma boa cobertura de sinal telefônico no país;, disse. ;Elas [operadoras] não vão ter prejuízo. Ao contrário, elas garantirão um serviço de qualidade que por consequência vai trazer mais clientes;, completou Pinheiro.

[SAIBAMAIS]O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e líder do governo na Casa, Eduardo Braga (PMDB-AM), prometeu para agosto uma audiência pública com representantes da Anatel, do Ministério das Comunicações, além de representantes das operadoras para tratar do assunto. Braga vê com cautela a ideia posta por Walter Pinheiro.



;Integrar as plataformas seria muito bom, mas antes temos que analisar se nos contratos para prestação desses serviços assinados com o governo não há impeditivo;, destacou Eduardo Braga. Na audiência pública que promoverá no próximo mês na comissão, o parlamentar destacou que esse será um dos temas debatidos com as autoridades de cada setor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação