Politica

Arquivos da ditadura revelam que o jogador de futebol Pelé foi investigado

postado em 24/07/2012 07:07
Relatório da Aeronáutica mostra preocupação com a possível

Documentos do Ministério da Aeronáutica e do Serviço Nacional de Informações (SNI) tornados públicos após a aprovação da Lei de Acesso à Informação revelam que o atleta considerado o melhor jogador de futebol da história teve os passos monitorados de 1972 a 1985 pelos militares. Papéis que fazem parte do acervo do Arquivo Nacional registram relatórios de arapongagem feitos sobre os negócios imobiliários de Pelé, a transação do ídolo para alterar a classificação etária de um filme que estrelou e, até mesmo a suposta militância de um de seus funcionários.



Após o jogador consagrar-se com o tricampeonato mundial, os militares passaram a temer suposta aproximação de Pelé com o PDT de Leonel Brizola. No início da década de 1980, os militares chegaram à conclusão de que o jogador usaria o prestígio do futebol na vida pública. Informes relatam que o atleta estava sendo recrutado pelos pedetistas para se candidatar como vice-governador na chapa de Adhemar de Barros, nas eleições de 1986. ;Após o ingresso de David Lerer, Oswaldo Melantonio e diversos sindicalistas, o PDT estaria pretendendo ;comprar o passe; de Edson Arantes do Nascimento ; Pelé, para entrar na política através do partido de Brizola. Acreditam os pedetistas que Pelé deverá se candidatar a algum cargo, não sabendo porém, se para deputado federal, senador ou para vice de Adhemar de Barros na disputa para o governo do estado;, traz documento da Aeronáutica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação