A presidente Dilma Rousseff retornou ao programa partidário do PT nesta quinta-feira (6/8), em cadeia nacional de rádio e TV para convocas os brasileiros à união que evitaria uma crise política no Brasil. Ela afirmou que sabe ;suportar pressões e até injustiças;. Ao fim dos 10 minutos de programa, o partido ironiza os ;panelaços;, realizados em protestos contra Dilma e o PT, ao dizer que o partido é o ;que mais encheu a panela dos brasileiros;. Não foi o suficiente para conter as reações de protestos, registradas nas principais capitais brasileiras.
Em Brasília, moradores de Águas Claras, Sudoeste e Guará estiveram entre os que foram às varandas com panelas, contra o governo.
Com apresentação do ator José de Abreu, o programa trouxe discursos do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e do presidente do partido, Rui Falcão. O PT usou imagens de políticos oposicionistas, como o senador Aécio Neves (PSDB-MG), Ronaldo Caiado (DEM-GO), José Agripino (DEM-RN) e o deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP) para conclamar: ;Não se deixe enganar pelos que só pensam em si mesmos;. A frase se repetiu em outro momento do vídeo.
O PT se defendeu das críticas sobre a crise no Brasil. Rui Falcão afirmou que ;há crise em toda parte; e que quem restrige a crise ao país quer ;enfraquecer a política; e ;desestabilizar o governo;. O partido ressaltou, em seguida, que a política brasileira seguiu na contramão das nações europeias que enfrentavam crise nos últimos três anos e reduziu bilhões em impostos neste período.
O programa mencionou os feitos do mandatos de Dilma Rousseff somente após quatro minutos de vídeo. Logo depois, o partido minimizou o momento de turbulência na política nacional e cita a ditadura militar ; 1964 a 1985 ; como exemplo de ;grave crise política;.
Luis Inácio Lula da Silva discursou a partir da segunda metade do programa. O ex-presidente inicialmente admitiu a má fase da política brasileira e disse que ;a crise já chegou nas (sic) nossas casas;. Ele, em seguida, exalta o ;pior momento; do PT em comparação com ;o melhor momento de governos passados;.
Dilma Rousseff iniciou o discurso afirmando que o Brasil está em um momento de ;travessia; e promete que o país voltará a ;crescer com todo o nosso potencial;. A presidente se posiciona contra a acomodação dos governantes: ;muito menos uma pessoa como eu;.
;Panelaço;
Por fim, o apresentador José de Abreu afirma que, ;nos últimos tempos, começaram a dar uma nova utilidade às panelas;. O programa do PT ironicamente se refere aos "panelaços", manifestações ocorridas nos últimos meses por pessoas descontentes com o governo Dilma. Os protestos são convocados via redes sociais e ocorrem simultaneamente aos pronunciamentos em cadeia de rádio e TV da presidente da República e do partido.