Politica

Marcos Valério relata que Lula era o chefe do mensalão, diz revista

postado em 15/09/2012 13:44
Na semana em que o publicitário Marcos Valério foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por lavagem de dinheiro corrupção ativa e peculato, no julgamento do mensalão, a revista Veja publicou uma reportagem afirmando que o réu tem revelado detalhes do esquema ainda secretos. De acordo com a publicação deste sábado (15/9), Valério teria dito a amigos e parentes que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não só estava ciente do esquema como o chefiava e que os valores envolvidos no escândalo eram mais de seis vezes maiores que o apontado pela Procuradoria-Geral da República.

Segundo a revista, o publicitário teria comentado que os recursos que abasteciam o esquema vinham de outras empresas não divulgadas e ultrapassaram os R$ 55 milhões citados na denúncia. ;O caixa do PT foi de R$ 350 milhões, com dinheiro de outras empresas que nada tinham a ver com a SMP nem com a DNA;, teria afirmado Valério. Ele também teria relatado conversas com Lula no Palácio do Planalto sobre a distribuição do dinheiro a parlamentares e que o ex-presidente teria participado da coleta do montante, ao lado do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.



A reportagem indica ainda que Marcos Valério sente-se ameaçado pelo PT por conhecer segredos que podem prejudicar o partido e o ex-presidente. ;Vão me matar. Tenho de agradecer por estar vivo até hoje;, teria dito o réu. O advogado do publicitário, Marcelo Leonardo, disse ao Correio que seu cliente nega o conteúdo da reportagem por inteiro. A assessoria de imprensa de Lula afirmou que ele não iria comentar a reportagem da revista Veja.

Marcos Valério ainda será julgado por evasão de divisas e formação de quadrilha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação