Politica

Crise econômica e islamofobia serão temas em destaque no discurso de Dilma

postado em 25/09/2012 09:06
O discurso da presidente Dilma Rousseff em Nova York, previsto para começar às 9h desta terça-feira (25/9), será o primeiro na abertura da 67; Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Os temas em destaque serão a legítima defesa comercial e a islamofobia. Ela pretende enviar uma série de mensagens à comunidade internacional, como a busca pelo fim de conflitos, como o da Síria, sem a intervenção militar. Também vai sugerir que os países se empenhem em executar as metas fixadas na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio%2b20.

Dilma pretende ainda defender a necessidade de um esforço conjunto para tentar o reequilíbrio econômico no cenário internacional, atenuando os impactos da crise, principalmente nos países da zona do euro. A presidenta deverá também ressaltar que o Brasil sediará dois grandes eventos esportivos, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Antes do discurso, a presidente conversa com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. O discurso de Dilma deve ocorrer por volta das 10h (horário de Brasília). Nessa segunda-feira (24/9), ela se reuniu com o presidente da Comissão Europeia, o português José Manuel Durão Barroso.

Com informações de Denise Rothenburg e da Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação