postado em 25/09/2012 15:32
Ao chegar ao hotel St. Regis, em que está hospedada em Nova York, a presidente Dilma Rousseff conversou brevemente com os jornalistas, nesta terça-feira (25/9). Comentou que gostou bastante do discurso do presidente americano Barack Obama. Questionada sobre as divergências entre os dois discursos, respondeu: "Cada um tem a sua posição. Ele tem a dele, eu tenho a minha".
A presidente recebe, no fim da tarde desta terça-feira (25/9), o ex-presidente Bill Clinton. Ela prometeu uma entrevista, depois disso, em que fará o balanço da viagem a Nova York. A comitiva retorna para o Brasil nesta quarta-feira (26/9) pela manhã. O ministro da educação Aloizio Mercadante permanece nos EUA, para um compromisso na Onu sobre educação infantil.
Discursos
No discurso de abertura da 67ª Assembleia Geral da ONU, Dilma defendeu soluções diplomáticas para os conflitos no Oriente Médio. "Não há uma solução militar para a crise síria. A diplomacia e o diálogo são a alternativa", disse. E emendou: %u201CLanço um apelo para que as partes envolvidas nos conflitos deponham as armas e juntem suas forças [em busca de uma solução pacífica]%u201D.
Obama, por sua vez, posicionou-se com firmeza com relação aos ataques que mataram o embaixador americano na Líbia: "Os ataques contra nossos civis em Benghazi foram ataques contra os Estados Unidos. Não deve existir dúvida de que perseguiremos sem descanso os assassinos e os levaremos à justiça".