Politica

Comissão da Verdade define parâmetros de cooperação com outros grupos

postado em 03/10/2012 07:40
Para evitar superposições nas investigações das violações dos crimes contra os direitos humanos durante a ditadura, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) definiu parâmetros de cooperação com outros grupos que estão sendo criados com a mesma finalidade, em estados, municípios e em outras instituições públicas e profissionais. A decisão foi tomada ontem, por meio de resolução, onde a CNV definiu que as apurações surgidas por outras organizações não serão analisadas pelo colegiado nacional. Porém, a comissão poderá dar apoio aos trabalhos que estiverem sendo realizados em nível nacional.



Hoje, praticamente todos os estados possuem grupos locais, além de instituições de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Segundo a CNV, a resolução foi uma forma de aprimorar o trabalho e evitar que ocorram investigações paralelas sobre um mesmo tema. Os grupos apuram, além de fatos, a participação de agentes do Estado na violação dos direitos humanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação