Politica

Vídeo: orquestra com crianças de comunidades pobres irá tocar para Dilma

postado em 20/12/2012 01:09

"Não fico nervoso quando me apresento para um presidente da República". Na frase do violinista Daniel Bernardino Mesquita da Silva não há arrogância. A tranquilidade vem da certa experiência em apresentações para chefes do executivo. Integrante da Orquestra Criança Cidadã, formada por jovens de comunidades pobres do Recife, o menino de 12 anos chega a chamar Luiz Inácio Lula da Silva de amigo. Tinha 8 anos quando emocionou o ex-presidente, durante um concerto em Brasília. Ganhou dele um violino e ajuda para reformar a casa onde morava, parcialmente destruída durante uma tempestade. Nesta quinta-feira (20), Daniel volta a tocar violino em evento presidencial. Ele e outros 39 músicos recifense farão um concerto na Granja do Torto, às 15h.

Dilma Rousseff já viu apresentações da Orquestra Criança Cidadão, mas nunca como presidente. Daniel não lembra dela nas apresentações que fez para Lula. De Dilma, conhece pouco. Mas já simpatiza. "Acho que ela é legal, igual ao Lula. Lula é ótimo, educado e muito talentoso nas coisas que faz", disse o violinista que, apesar do currículo "presidencial", ainda não se considera um músico profissional. Diz que ainda falta muito caminho pela frente.

Com instrumentos de corda e percussão, 40 dos 130 integrantes da orquestra desembarcaram em Brasília no fim da tarde de ontem e seguiram direto para o Colégio Militar, na Asa Norte, onde fizeram o último ensaio antes da apresentação. Segundo o gerente administrativo do grupo, Eraldo Costa, o evento contará com cerca de 1 mil convidados.

O concerto será composto por 14 músicas. No início, 30 instrumentistas e um coral formado por dez meninas executarão canções natalinas. Depois, haverá uma sequência de nove composições instrumentais. Serão tocadas músicas eruditas e populares, incluindo sucessos de Luiz Gonzaga, tango e até uma composição de Leopold Mozart, pai de Wolfgang Amadeus Mozart. A presidente Dilma, que completou 65 anos no último dia 14, será homenageada com Carinhoso, de Pixinguinha. "Ficamos sabendo que essa é uma música que ela gosta", disse o maestro argentino que comanda a orquestra desde agosto, Gustavo Ginés de Paco de Gea. A orquestra é formada por músicos com 12 a 21 anos. O grupo retorna ao Recife na sexta.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação