Politica

Júlio Delgado admite disputar presidência da Câmara com candidato do PMDB

postado em 27/12/2012 06:03


Apesar de estar marcada para 4 de fevereiro de 2013, a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados já vem se desenhando há meses. O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN), é o candidato do governo e tem o apoio oficial da maioria dos partidos. No entanto, integrantes dessas mesmas legendas atuam nos bastidores para viabilizar nomes paralelos com chance de derrotar ou ao menos ameaçar Henrique. Além da atual vice-presidente Rose de Freitas (PMDB-ES), o quarto-secretário da Casa, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), foi motivado a entrar na disputa. Respeitado principalmente pelo baixo clero, o deputado garantiu em entrevista ao Correio ter reais chances de ser o novo presidente da Casa. Como quarto-secretário, Delgado é responsável por administrar os apartamentos funcionais e o auxílio-moradia dado aos parlamentares. Durante sua gestão, relata, conseguiu provocar uma economia de R$ 360 mil por mês aos cofres legislativos. Caciques de grandes partidos, no entanto, tentam convencer o socialista a desistir para evitar o risco de os votos se dissiparem, repetindo a surpresa de 2005, quando o candidato independente Severino Cavalcanti (PP-PE) foi eleito após um racha na base aliada em torno de dois outros nomes.

O senhor já se declara oficialmente um candidato?
Eu sou candidato e minha situação melhora a cada dia. Tenho tido conversas consistentes com partidos menores, que somam 100 deputados, e com integrantes dos maiores, tanto da base como da oposição. Se é blefe deles ou não, não sei, mas muitos deles é que estão me procurando.

O que o PSB acha dessa candidatura?
Membros da direção partidária que vivem o parlamento são entusiastas e estimuladores. Outros que não vivem o dia a dia do Congresso talvez não sintam a consistência e a viabilidade real que está se colocando e podem ter algum tipo de precaução, que acho natural, e a gente está trabalhando para poder atenuá-la. Mas tanto a bancada do meu estado (MG) quanto a do meu partido estão 100% fechadas comigo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação