Politica

Pressão política deve fazer Congresso mudar critérios de nomeações ao STF

postado em 29/12/2012 08:00
A exposição a que o Supremo Tribunal Federal (STF) foi submetido no segundo semestre de 2012, ao longo do julgamento do mensalão, popularizou a Corte, mas, também, expôs o Tribunal a críticas do parlamento. O princípio de crise entre os Poderes Legislativo e Judiciário, aliado à condenação de políticos de diferentes siglas partidárias, tende a fazer com que o Congresso tire da gaveta projetos sensíveis ao Supremo, como as propostas de emenda à Constituição (PECs) que alteram o procedimento de nomeação de ministros e estabelecem mandatos para o cargo de magistrado do STF.

Leia mais em Política

Pelo menos seis projetos dessa natureza estão paralisados em comissões temáticas da Câmara e do Senado, aguardando iniciativa política para que voltem a tramitar. A criação de mandatos conta com a simpatia do presidente do STF, Joaquim Barbosa, e da presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, que também é ministra da Suprema Corte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação