Politica

Passeio em resort é para desestressar, diz o advogado de Cachoeira

postado em 08/01/2013 08:08
Depois das fotos de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, em lua de mel em um resort na Península de Maraú, no sul da Bahia, repercutirem nas redes sociais e causarem indignação em internautas, o advogado do contraventor, Antônio Nabor Bulhões, explicou o motivo da ida do bicheiro à praia. Segundo ele, em novembro, ao sair do Complexo Penitenciário da Papuda ; onde ficou por nove meses ;, Cachoeira foi diagnosticado com profunda depressão. ;Os médicos disseram que ele precisava descansar e o ideal seria procurar um lugar tranquilo, como uma praia. Ele não está dançando ou brincando carnaval;, disse. No fim do mês passado, as fotos do casamento de Cachoeira e Andressa Mendonça também tiveram grande repercussão. A ocasião, embora tenha sido uma cerimônia discreta para amigos e parentes, foi aberta à imprensa ao final. A imagem mais comentada foi o beijo que ele deu nos pés da noiva em ;agradecimento; pela companhia no ;ano difícil;.

Condenado por formação de quadrilha e tráfico de influência na Operação Saint Michel, e réu em outros três processos, as recentes exposições de Cachoeira contrastam com os escândalos protagonizados por ele. Para especialistas, as cenas do bicheiro e sua mulher, Andressa Mendonça, em um resort de luxo na Bahia ; em que a média de preço das diárias é R$ 3 mil ;, indicam uma falta de preocupação em relação ao processo que corre na Justiça. Para a socióloga Maria Stela Grossi Porto, mesmo que Cachoeira esteja agindo legalmente perante à Justiça, a indignação causada em algumas pessoas tem a ver com o sentimento de injustiça na sociedade. ;O fato de ele aparecer, se mostrar, aparentemente sem nenhum constrangimento em uma fase em que se supõe sob investigação, choca. Como uma pessoa notória, o que se espera é que ele procure ter discrição e espere os próximos passos de seu processo quase que de forma invisível;, opina.

[SAIBAMAIS]Segundo Maria Stela, é como se houvesse um sentimento compartilhado de que, como ele cometeu atos de corrupção, não faz sentido ele viver de uma forma normal. ;A rigor, ele está nos direitos dele, de esperar em liberdade. O que incomoda é o fato dele não ter o mínimo de cuidado;, diz. A socióloga destaca o fato de o processo de ressocialização dele ser diferenciado de outros presos comuns, que, às vezes, demoram anos para conseguir viver em sociedade e alguns nunca conseguem. O antropólogo e cientista político Antônio Testa concorda, mas acredita que a revolta está mais ligada a outras sensações. ;Há inveja em torno desse personagem, porque mesmo condenado, está solto. Ele não é um preso qualquer, porque é poderoso, tem dinheiro;, avalia. De acordo com Testa, Cachoeira gera inveja, admiração e ódio por ter se tornado um empresário forte com dinheiro ;fácil;.

O professor da faculdade de comunicação da Universidade de Brasília (UnB) Hélio Doyle acredita que Cachoeira não está preocupado com sua imagem frente à opinião pública. ;Um político, um ator ou um atleta precisam cuidar da imagem. No caso de Cachoeira, ele não é um homem público. Não há razão para que ele coloque sua imagem acima das coisas que ele gosta de fazer. O problema dele é na Justiça a e a decisão não vai ser influenciada pela opinião pública.; O especialista também destaca que, diante do público, as imagens do bicheiro aproveitando a lua de mel reforçam o sentimento de impunidade na sociedade. ;As pessoas não se conformam com a nossa legislação penal, que permite esse tipo de coisa. A imagem do sistema penal brasileiro é que acaba afetada nesses episódios.;

Celebridade

Mesmo que não tenha sido coroado ou vangloriado por habilidades em esportes, música, atuação ou outra profissão de exposição ao público, Cachoeira leva o status de celebridade. ;Do ponto de visa do marketing, é um sujeito que tem muita visibilidade e, por isso, pode ser chamado ;celebridade;;, comenta Antônio Testa. Na Península de Maraú, no sul da Bahia, Cachoeira foi tratado como artista por turistas, que, inclusive, pediram para fotografar o protagonista da Comissão Parlamentar de Inquérito, que acabou em frustração no Congresso Nacional.

O bicheiro responde a processos criminais em liberdade e está proibido de deixar o país, mas pode se deslocar em território nacional, desde que comunique a Justiça. Investigado pelas operações Saint Michel e Monte Carlo, Cachoeira se tornou um dos alvos da CPI que levou seu nome no Congresso. Além de analisar o esquema de jogo ilegal, a comissão tinha o objetivo de desvendar as ligações de políticos, autoridades e empresários flagrados em conversas com Cachoeira, como o ex-senador Demóstenes Torres. O grupo, no entanto, concluiu os trabalhos com um relatório de uma lauda e meia, que não pedia o indiciamento de ninguém.
Colaborou Anna Beatriz Lisbôa

Opinião do internauta

Martinho Lutero
O brasileiro admira o tipo ;espertalhão;. Pode ver, todo mundo quis tirar fotos com ele. Brasiiiilllll!

Marcos Sousa
Turistas pedirem para tirar fotos com bandido é a inversão dos valores no país. Isso não deveria chocar mais, uma vez que o Brasil sempre tratou bandidos como celebridades !

Antonio Nascimento
Isso é um deboche. Um tapa na cara do cidadão brasileiro, mas com a bênção da ;Justiça;. Não sou a favor de um ;Estado Policial;, mas é o aparelho que ainda funciona neste país. O Judiciário e o MP são uma piada! Têm todo o arcabouço legal nas mãos, mas só o usa contra ladrões de galinha!

TUITADAS

Depois de tudo, o bandido Cachoeira continua solto,
casa-se, passa lua de mel em resort de luxo.
@ppbuxbaum

Cachoeira curte lua de mel na Bahia e Duda Mendonça
curte sua mansão. Que país sem vergonha!
@Luiz_Jr_Aranha

Cachoeira passa lua de mel em resort
de luxo na Bahia. Inversão de valores
@_ldeassis_

No Brasil, o crime compensa:
;Cachoeira passa lua de mel em resort na Bahia;
@danilodurski

Cachoeira é a prova viva de como um homem de mau pode progredir
no Brasil! Da Papuda a um resort de R$ 3 mil a diária! Aqui o crime compensa!
@sadaco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação