postado em 01/02/2013 12:55
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) discursou apresentando as propostas dele como candidato à presidência do Senado, em sessão no Senado nesta sexta-feira (1;/2). Antes, falou em plenário o senador Pedro Taques (PDT-MT), também disputando a vaga atualmente ocupada por José Sarney.[SAIBAMAIS]
Renan começou a fala anunciando que, se eleito, irá criar criação da Secretaria da Transparência no Senado. ;Esse órgão terá, agora na era digital, papel equiparado à da TV Senado, criada por vossa excelência;, falou direcionando o discurso a Sarney. O senador disse também que sua gestão buscará "transparência ampla, racionalidade administrativa com vistas a aumentar a eficiência e reduzir a despesa pública".
O senador usou o tempo de defesa para alfinetar Pedro Taques, ao dizer que as decisões não são do presidente, sim ;coletiva, colegiada". ;Vamos agora varrer o entulho burocrático do Brasil", disse Renan ao defender o que chamou de "modernização da legislação brasileira".
Ao falar sobre ética, Calheiros ressaltou que ;seria até injusto com o Senado Federal; dizer que a Casa não agiu segundo esse princípio, já que aprovou celeremente, ;como nunca tão rapidamente uma outra matéria tramitou aqui, a lei da Ficha Limpa;. ;Eu queria lembrar que a ética não é objetivo em si mesmo. O objetivo em si mesmo é o Brasil, é o interesse nacional. A ética é meio, não é fim. A ética é dever de todos nós;, argumentou.
Com informações de Juliana Braga e Amanda Almeida