postado em 04/02/2013 18:42
Na mensagem para a abertura dos trabalhos legislativos de 2013, lida há pouco em sessão do Congresso, a presidenta Dilma Rousseff fez um balanço das medidas implementadas pelo governo em 2012 que tiveram como objetivo o crescimento e a geração de emprego, a exemplo de concessões de aeroportos e da expansão do setor de energia elétrica. A mensagem também pede a colaboração do Congresso para a implementação de medidas necessárias para o crescimento do país.O setor de infraestrutura foi bastante destacado na mensagem. Dilma lembrou a redução média de 20% nas tarifas de energia, que, segundo ela, terá impacto em toda a economia do país, contribuindo com aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e na criação de empregos. O crescimento do setor de telecomunicações e a oferta de tecnologia de quarta geração (4G) de telefonia celular também mereceram destaque na mensagem.
[SAIBAMAIS]Na mensagem, a presidenta lembrou que este ano será muito importante para o setor de petróleo e gás, com a realização da 11; rodada exploratória de blocos de petróleo e da primeira rodada sob o novo regime de partilha, em novembro. Segundo Dilma, todos os editais para concessões de rodovias e ferrovias anunciados pelo governo serão publicados no primeiro semestre deste ano. Ela informou que o leilão para o trem de alta velocidade vai ocorrer no segundo semestre.
No setor de agricultura, a presidenta destacou o crescimento da produção de grãos para a safra deste ano e anunciou medidas para ajudar na agricultura familiar e aprimorar a política de seguro agrícola. Dilma também destacou avanços na área educacional, com a criação de novas universidades e mais acesso ao financiamento estudantil.