Politica

Dilma usa termos tecnicistas sem se afastar do expressões populares

Em seus discursos, a presidente Dilma Rousseff adota falas técnicas e usa termos como "tergiversar", sem perder o apreço pelas ações sociais e pela agenda econômica. Ela ainda mantém vínculo com o slogan do governo Lula: "Brasil, um país de todos"

Juliana Braga
postado em 11/02/2013 06:05
Em seus discursos, a presidente Dilma Rousseff adota falas técnicas e usa termos como ;No que se refere à economia, não podemos tergiversar.; O bordão comentado pelos corredores do Executivo e por quem acompanha os discursos da presidente Dilma Rousseff é apenas uma brincadeira, mas diz muito sobre o que a presidente costuma falar. Reticente a improvisos e a entrevistas não planejadas, Dilma deixa transparecer preferências, perfil e até alguns deslizes atrás das palavras pensadas e escritas em suas falas. Especialistas apontam que, em suas manifestações, a presidente revela seu tecnicismo, seu foco em pautas sociais e econômicas e, até, certo autoritarismo.

Para levantar quais são os vocábulos mais recorrentes da presidente, o Correio selecionou 10 dos seus discursos. Eles foram escolhidos em diferentes contextos: mais descontraídos, mais emocionados, no lançamento de programas ou inauguração de obras. Depois de selecionados, foram colocados em um aplicativo on-line que produz uma nuvem ; recurso gráfico em que as palavras mais usadas aparecem em maior destaque que as menos ditas. Destacaram-se os termos ;Brasil;, ;governo;, ;país; e ;todos;.
Em seus discursos, a presidente Dilma Rousseff adota falas técnicas e usa termos como

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação