postado em 15/02/2013 18:33
O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Sálvio de Figueiredo Teixeira, 73 anos, morreu na tarde desta sexta-feira (15/2) em Brasília, devido a um aneurisma da aorta abdominal - quando o vaso sanguíneo que fornece sangue ao abdome, pélvis e ás penas fica inchado. O velório será neste sábado (16/2), no cemitério Campo da Esperança. Sálvio de Figueredo estava em casa com a família, a morte foi fulminante. O ministro que já foi vice-presidente do STJ se aposentou após 16 anos no Tribunal, em fevereiro de 2006, quando teve um acidente vascular cerebral (AVC).
O trabalho em prol da consolidação e do aprimoramento da Justiça brasileira foi marcante em sua trajetória profissional, sempre defendendo a tese de que ;no centro de tudo está o juiz;. Ele foi ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral, corregedor-geral da Justiça Eleitoral e vice-presidente do STJ.
Entre as inúmeras realizações do magistrado, estão a colaboração na elaboração do novo Código Civil, reforma do Judiciário e do Código de Processo Civil.
Em junho de 2008, o ministro, já aposentado, lançou o livro Compromisso com o Direito e a Justiça, uma coletânea de discursos, ensaios e artigos produzidos durante 30 anos pelo ministro. A obra traz 25 textos do mais alto valor jurídico, humanístico e social selecionados por Sálvio Figueiredo.