postado em 20/02/2013 18:01
No primeiro discurso em plenário desde que se tornou o mais provável candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) à presidência da República em 2014 o senador Aécio Neves (PSDB/MG) apontou duramente os principais erros do Partido dos Trabalhadores (PT), que comemora 10 anos no poder. De acordo com o parlamentar, os brasileiros não sabem qual é o PT de hoje. O partido de esquerda completou 33 anos no último 10/2.
"Mas afinal, qual é o PT que celebra aniversário hoje? O que fez do discurso da ética, durante anos, a sua principal bandeira eleitoral, ou o que defendem em praça pública os réus do mensalão? O que discursa defendendo um Estado forte ou o que coloca em risco as principais empresas públicas nacionais, como a Petrobras e a Eletrobrás?", criticou Aécio.
O tucano argumentou que, mesmo já estando na metade do mandato, a presidente Dilma Rousseff não conseguiu cumprir as promessas de campanha. Segundo ele, há diversos compromissos em aberto. O senador ressaltou os problemas econômicos e administrativos. "A incapacidade de gestão se adensou, as dificuldades aumentaram e o Brasil parou. Os pilares da economia estão em rápida deterioração, colocando em risco conquistas que a sociedade brasileira logrou anos para alcançar, como a estabilidade da moeda."
Aécio Neves enumerou 13 problemas principais do governo petista, em referência ao número eleitoral do PT. O senador criticou o baixo crescimento econômico, os problemas de infraestrutura, a situação da indústria, a alta da inflação, a perda de credibilidade fiscal, a perda de valor de importantes estatais, como a Petrobras, o pré-sal, a crise no setor elétrico, a relação com os estados, a insegurança, a saúde e a educação, e, por fim, afirmou que setores do PT estimulam a intolerância e o autoritarismo.
Reconhecimento
Apesar das duras críticas, o senador também reconheceu alguns méritos do governo PT. Porém, frisou que eles são frutos do governo PSDB. "Nossas convicções não nos impedem de reconhecer que nossos adversários, ao prosseguirem com ações herdadas do nosso governo, alcançaram alguns avanços importantes para o Brasil", colocou.
No plenário
Os parlamentares petistas presentes no plenário durante o discurso de Aécio Neves criticaram alguns pontos. Para eles, o senador mineiro não reconheceu os aspectos positivos dos governos de Lula e Dilma, atendo-se somente às críticas. Alguns membros do PT também tentaram taxar o discurso de elitista e mencionaram que Aécio não citou, em nenhum momento, a expressão povo. Aécio discordou e disse que os colegas não tinham ouvido o discurso inteiro.
Colaborou Amanda Almeida