Jornal Correio Braziliense

Politica

Senado promoverá sessões para debater temas de grande repercussão

Temas em foco na sociedade ou de caráter econômico serão discutidos em "dias nobres" como terças, quartas e quinta-feiras

O Senado deverá ter sessões para debater exclusivamente temas que estejam em foco na sociedade ou de caráter econômico. O projeto de resolução apresentado nesta quinta-feira (21/2) pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi aprovado na reunião da Mesa Diretora.

O 2; vice-presidente, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que a proposta terá que ser submetida ao plenário. A ideia, segundo ele, é fazer com que o Senado retome o papel de ;Casa dos grandes debates que sempre lhe couberam;.



[SAIBAMAIS]Jucá acrescentou que as sessões serão marcadas para ;dias nobres;, como terças, quartas e quintas-feiras. O senador disse que nestas sessões poderão ser colocadas em votação matérias que estejam em tramitação e digam respeito ao tema em debate.

Romero Jucá não descartou a possibilidade de as discussões descambarem para o debate eleitoral entre governistas e oposição. ;Haverá o debate eleitoral e é importante que isso ocorra. Esta é uma Casa essencialmente política;.

A Mesa Diretora decidiu também dar prioridade ao projeto de lei relatado pelo senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA) de reforma do regimento interno do Senado. Jucá explicou que a ideia é ;modernizar o regimento;, com a ampliação do tempo dos líderes nos discursos em plenário.