postado em 28/02/2013 21:08
Os deputados que irão integrar as 21 comissões técnicas da Câmara deverão eleger na próxima quarta-feira (6/3) os presidentes e vices das respectivas comissões. Ato convocatório para a eleição foi assinado nesta quinta-feira (28/2) pelo presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Dezesseis comissões deverão se reunir pela manhã para instalação e eleição da mesa diretora do colegiado. As cinco restantes serão instaladas na parte da tarde e, também, elegerão seus dirigentes.Em outro ato da Mesa Diretora da Casa, Henrique Alves definiu o número de integrantes para cada comissão. A Comissão de Constituição e Justiça, considerada a mais importante, pois por ela passam todos os projetos em tramitação na Câmara, será composta de 66 deputados e presidida por um deputado do PT. A segunda comissão com maior número de integrantes é a de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural com 42 deputados e terá como presidente um representante do PR.
Também com 42 deputados está a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Ela terá como presidente um parlamentar do PSDB. Composta de 36 deputados, a Comissão de Seguridade Social e Família terá na presidência um deputado do PT. As comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Finanças e Tributação terão, cada uma, 33 membros. A primeira será presidida por um petista e a segunda por um peemedebista.
Compostas de 32 deputados, as comissões de Educação e de Minas e Energia serão presididas pelo PMDB e pelo PP, respectivamente. A Comissão de Viação e Transporte será presidida por um parlamentar do DEM e terá na sua composição 30 deputados. Com 26 deputados, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público terá na presidência um deputado do PSD. As comissões de Defesa do Consumidor e de Turismo e Desporto terão cada uma 21 deputados e serão presididas pelo PSD e pelo PSB, respectivamente.
As comissões da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; de Cultura; de Fiscalização Financeira e Controle; e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado terão 20 deputados cada uma. Elas serão presididas, respectivamente, pelo PP, PCdoB, PTB e PSDB.
As comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Desenvolvimento Urbano; de Direitos Humanos e Minorias; de Legislação Participativa; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável serão integradas por 18 deputados cada uma. Elas serão presididas por deputados do PDT, PMDB, PSC, PR e o bloco PV-PPS.