Politica

Dilma diz que transposição do Rio São Francisco será concluída em 2015

Segundo Dilma, a obra vai resolver o histórico problema de oferta de água no Semiárido nordestino

postado em 04/03/2013 18:52
A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (4/3), na Paraíba, que o governo vai concluir as obras da transposição do Rio São Francisco até 2015. Segundo Dilma, a obra vai resolver o histórico problema de oferta de água no Semiárido nordestino.

;Não só assumo aqui o compromisso de que nós iremos, até 2014, entregar uma parte dessa interligação, como ela estará concluída até 2015. Assumo em meu nome e em nome do ministro Fernando Bezerra Coelho [ministro da Integração Nacional];, disse a presidente em discurso após visitar as obras da 1; etapa do Sistema Adutor das Vertentes Litorâneas da Paraíba, no município de Itatuba.

Segundo Dilma, apesar de ser considerada uma obra estratégica e representar o maior investimento do governo em infraestrutura hídrica, a transposição do São Francisco sozinha não vai assegurar o abastecimento de municípios atingidos pela seca, por isso a necessidade de obras como o canal visitado hoje, que levam água até as populações mais atingidas. A presidente comparou o conjunto de empreendimentos a um sistema circulatório, em que a transposição é a ;veia maior; e os canais são as ;veias menores;.

;Por isso para cada R$ 1 que colocamos na interligação [do Rio São Francisco], temos que colocar R$ 2 nas outras obras estruturantes articuladas com a obra da interligação;, disse.

A presidente rebateu as críticas de que o governo federal só investe em obras emergenciais de combate à seca e disse que os recursos são direcionados tanto para ações pontuais como para obras estruturantes.



;Aqueles que dizem que não fazemos obras estruturantes, só emergenciais, estão errados. Nós fazemos sim. Agora, tem uma coisa: nós temos responsabilidade com o povo, então fazemos obras emergenciais também. Porque o governo federal e os governadores não vão ficar de braços cruzados vendo a seca surgir. Não queremos que o Nordeste seja abastecido com carros-pipa, queremos que aqui tenham obras estruturantes, mas enquanto elas não ficam prontas, vamos garantir carros-pipa sim;, declarou.

Ao comparar números de investimentos em obras de infraestrutura hídrica no Nordeste nos últimos anos, Dilma disse que resolver o problema de abastecimento de água na região é ;o desafio de uma geração; e que o governo quer fortalecer parcerias com estados, municípios para chegar a esse objetivo. ;Ficamos 500 anos sem resolver o problema da água, mas a nossa geração vai resolver o problema aqui no Nordeste;. Segundo a presidente, o que falta para resolver o problema da seca são projetos, e não recursos.

Após visitar as obras da 1; etapa, Dilma assinou a ordem de serviço para a etapa 2 do Canal Acauã-Araçagi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação