Politica

Dilma Rousseff afirma que troca de ministros fortalece coalizão política

Presidente compareceu à posse dos novos ministros da Agricultura, Trabalho e Secretaria de Aviação Civil (SAC)

Juliana Braga
postado em 16/03/2013 11:30
Dilma disse que, nos últimos dois anos como presidente, aprendeu que governar Defendendo um governo de coalização, a presidente Dilma Rousseff deu posse nesta manhã de sábado (16/3) a três ministros. O deputado Antônio Andrade (PMDB-MG) assumiu o Ministério da Agricultura, o secretário geral do PDT, Manoel Dias, (PDT-RS) o do Trabalho e Moreira Franco (PMDB-RJ), a Secretaria de Aviação Civil. Deixaram a Esplanada Mendes Ribeiro (PMDB-RS), Brizola Neto (PDT-RJ) e Wagner Bittencourt.

Resultado de uma pequena reforma ministerial, as trocas foram feitas para agradar o PMDB mineiro e o PDT, que nos últimos dias sinalizaram a possibilidade de não apoiar a reeleição de Dilma em 2014. Dilma tenta conter a ala insatisfeita em Minas, que abriu mão de candidatura à prefeitura em 2012, e os pedetistas, que não sentiam o partido representado com Brizola Neto, tido como da cota pessoal da presidente.



[SAIBAMAIS]Em seu discurso, Dilma fez questão de defender o governo de coalização. ;Muitas vezes as pessoas acreditam que a coalizão do ponto de vista da política é algo incorreto. Estamos assistindo em alguns lugares do mundo processos de deteriorização da governabilidade justamente pela incapacidade de se fazer coalizões;, justificou a presidente, citando os Estados Unidos e Itália. ;Não acredito que seja possível esse país ser dirigido sem essa visão de compartilhamento e de coalizão. Eu aprendi que numa coalizão você tem que valorizar as pessoas que contigo estão. Parceiros da luta;, completou.

No final, a presidente se emocionou ao se despedir do ex-ministro da Agricultura Mendes Ribeiro, que se recupera de um câncer. ;O Mendezinho é uma pessoa de grande lealdade política e pessoal. Obrigada pelo seu trabalho. E Mendes, resista às dificuldades, porque nós no Brasil precisamos de você;, disse. Mendes foi aplaudido de pé pelos presentes. O ex-ministro retorna à Câmara dos Deputados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação