Politica

Dilma discute ações para combater efeitos da estiagem no Nordeste

No encontro serão discutidas propostas e ações para reduzir as consequências da estiagem na região

postado em 02/04/2013 11:45

Dilma Rousseff durante 17ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene

A presidente Dilma Rousseff viajou nesta terça-feira (2/4) para Fortaleza para participar da 17; reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da qual fazem parte os governadores de todos os nove estados do Nordeste mais os de Minas Gerais e do Espírito Santo. No encontro serão discutidas propostas e ações para reduzir as consequências da estiagem na região.

Na semana passada, durante discurso em Serra Talhada (PE), a presidente adiantou que anunciaria em Fortaleza a prorrogação, até julho, do Bolsa Estiagem e do Garantia-Safra. Mas, segundo Dilma, pode haver novas prorrogações porque os benefícios serão pagos enquanto durar a seca. A Bolsa Estiagem assiste a agricultores familiares com renda até dois salários mínimos em municípios em situação de emergência ou calamidade pública. O Garantia-Safra ajuda os agricultores cuja produção foi prejudicada pela seca.



Na ocasião, a presidente também voltou a afirmar que o governo federal terá um programa de recomposição do rebanho morto em decorrência da maior seca da região nos últimos 50 anos, mas ressaltou que precisam ser tomadas iniciativas para que a perda de animais não volte a ocorrer com tanta intensidade.

Além da reunião da Sudene, durante a manhã, a presidenta terá outros compromissos em Fortaleza. Às 15h30, Dilma entregará 31 máquinas retroescavadeiras e 30 motoniveladoras a 59 prefeituras cearenses. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, durante o evento, Dilma anunciará novos investimentos para a região.

Às 17h30, a presidenta participa da inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira. A nova escola deve receber até 540 alunos, em tempo integral, nos cursos técnicos de produção de áudio e vídeo, desenho de construção civil, eletromecânica e informática. A inauguração deveria ter ocorrido há duas semanas, mas foi adiada devido às viagens da presidenta para o Vaticano e a África do Sul. Durante o evento, Dilma também entregará 14 ônibus escolares para dez municípios cearenses. A presidente volta ainda esta noite para Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação