O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (9/4) alterar a quantidade de deputados federais de 13 estados brasileiros. A decisão atingirá, a partir das eleições de 2014, um total de dez cadeiras, de forma que cinco estados ganharão mais parlamentares e oito unidades da Federação terão uma redução no número de representantes.
A decisão foi tomada nesta noite durante a análise de um pedido apresentado pela Assembleia Legislativa do Amazonas, que solicitou que o cálculo de deputados por estado fosse refeito com base nos dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Distrito Federal continuará a ter oito deputados federais.
Os estados que vão ganhar mais cadeiras são o Amazonas (uma cadeira), Ceará (duas), Minas Gerais (duas), Pará (quatro) e Santa Catarina (uma).
Perdem a partir da decisão do TSE os estados de Alagoas (uma cadeira), Espírito Santo (uma), Paraíba (duas), Pernambuco (uma), Piauí (duas), Paraná (uma), Rio de Janeiro (uma) e Rio Grande do Sul (uma).