Politica

PF instaura inquérito para apurar envolvimento de Lula com mensalão

Na semana passada, a Procuradoria da Republica do Distrito Federal havia determinado a abertura da investigação baseada no depoimento do operador do mensalão, o publicitário Marcos Valério

Diário de Pernambuco
postado em 12/04/2013 13:06
É a primeira vez que será aberto inquérito criminal para investigar se Lula atuou no mensalão

As acusações do publicitário Marcos Valério, que envolve o ex-presidente Lula (PT) no esquema do mensalão, devem ser apuradas pela Polícia Federal (PF). Na noite desta quinta-feira (11/4), órgão instaurou um inquérito para investigar se o líder do PT teve participação no esquema de compra de votos da base aliada durante seu governo na Presidência da República. A investigação ficará a cargo da delegacia de crimes financeiros.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a PF fez uma análise da documentação enviada antes de abrir o inquérito, cuja portaria de instauração foi assinada ontem. O prazo da investigação é de 30 dias. Se for necessário mais tempo para apurar a denúncia de corrupção, a Justiça terá que autorizar a prorrogação do caso.

Na semana passada, a Procuradoria da Republica do Distrito Federal havia determinado a abertura da investigação baseada no depoimento do operador do mensalão, o publicitário Marcos Valério. É a primeira vez que será aberto inquérito criminal para investigar se Lula atuou no mensalão.



Apesar das críticas da oposição, o ex-presidente Lula não foi investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado durante o julgamento do mensalão. Na época do escândalo, o petista afirmou que não sabia do esquema montado pelo seu amigo pessoal e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, também do PT. O ex-presidente prestou depoimento, por ofício, apenas na condição de testemunha chamada por diferentes réus do processo.

O depoimento de Valério foi dado à Procuradoria-Geral da República em setembro do ano passado, no meio do julgamento do mensalão. Entre outras acusações, o publicitário afirmou que Lula, o ex-ministro Antonio Palocci e Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, negociaram repasse de US$ 7 milhões para o PT.

Valério afirmou que o ex-presidente e Palocci reuniram-se com Horta no Palácio do Planalto e combinaram que uma fornecedora da Portugal Telecom em Macau, na China, transferiria o valor combinado para o PT. O dinheiro seria usado em campanhas petistas e para comprar deputados, segundo Valério.

No pedido enviado à PF, a Procuradoria solicitou "diligências" para averiguar até a exata data do encontro citado por Valério. Não há ainda previsão de quando depoimentos serão tomados, segundo a Folha apurou. O depoimento foi enviado para a primeira instância já que nenhum dos citados têm foro privilegiado.

Condenado a 40 anos de prisão no julgamento do mensalão, Valério fez outras acusações no depoimento, como a de que Lula se beneficiou com recursos do esquema. O petista sempre negou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação