Politica

Partido de Feliciano pode apoiar candidatura de Eduardo Campos em 2014

Apesar do mistério e do clima de indefinições, Lula Cabral revela que a legenda começa a discutir o projeto eleitoral em 2014.

Tércio Amaral
postado em 12/04/2013 15:39

Apesar do mistério e do clima de indefinições, Lula Cabral revela que a legenda começa a discutir o projeto eleitoral em 2014.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que também preside nacionalmente seu partido, é conhecido por cativar aliados e conquistar admiradores. Mesmo negando oficialmente sua candidatura à Presidência da República em 2014, o socialista começa a se movimentar e ganhar seus primeiros admiradores no cenário nacional. Um dos partidos que cogitam uma possível parceria eleitoral com Campos na próxima eleição é Partido Social Cristão (PSC), que ganhou os holofotes da mídia por conta da nomeação do pastor evangélico Marco Feliciano à presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal.

;Eu, pessoalmente, estou trabalhando para que isso aconteça (apoiar Eduardo Campos em 2014). Mas há uma tendência no partido para que a gente siga candidatura própria. Hoje, o PSC está na base do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Em política, a gente precisa de tempo para tomar certas posições;, diz o presidente estadual do PSC, o ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral. Segundo ele, Eduardo Campos ;enche o coração de todos de esperança; ao falar que poderá ;fazer muito mais;, em referência ao atual modelo de gestão adotado pelo PT.

[SAIBAMAIS] Apesar do mistério e do clima de indefinições, Lula Cabral revela que a legenda começa a discutir o projeto eleitoral em 2014. O social-cristão, que conseguiu eleger um sucessor no Cabo na última eleição, o atual prefeito Vado da Farmácia (PSB), terá um encontro com o vice-presidente nacional da legenda, na próxima quinta-feira (18) no Recife. Na pauta, entram o fortalecimento do partido no estado, a formação de composições e, claro, a eleição presidencial de 2014.



;Eu gosto quando o governador (Eduardo Campos) fala que é para se discutir 2014 em 2014. Pois, imagine se o ex-presidente Lula (PT), decide disputar a eleição? Muda tudo. Então, em política a gente não tomar certas posições. É muito dinâmico. Agora, existe uma corrente forte em todo o país em prol de Eduardo Campos, que vê o governador com bons olhos graças ao seu modelo de gestão em Pernambuco", completa Lula.

O vice-presidente nacional do PSC, o pastor Everaldo Pereira, é mais cauteloso ao falar de uma possível aliança nacional com o governador de Pernambuco. ;Ele é uma das mentes mais brilhantes da política brasileira. Mas, eu acredito que o PSC deve lançar uma candidatura própria à Presidência da República;, destaca. Entre os nomes para o pleito, Pereira cita o próprio nome e alguns lideranças do partido na região Nordeste, como o senador da Paraíba Marcondes Gadelha. O curioso é que, ao falar destes possíveis candidatos, Pereira não faz referência ao deputado Marco Feliciano, que responde pelo crime de estelionato no Supremo Tribunal Federal (STF), e é tido como um dos favoritos na disputa interna.

Elogios de Silas Malafaia
Além do PSC, outros partidos como PDT e PPS, planejam uma possível aliança com Eduardo Campos para fortalecer seu projeto nacional em 2014. Na semana passada, o socialista teve um encontro no Rio de Janeiro com o pastor e líder religioso Silas Malafaia. A conversa rendeu uma ;confissão; da Campos e sinaliza uma aproximação do socialista com o segmento evangélico.

"Ele disse que sua candidatura é irreversível. Afirmou que acredita que vai chegar lá e que vai fazer melhor. Disse que nenhum partido vai determinar as decisões do PSB e que, apesar de pertencer à base do governo, seu partido é independente. Afirmou que não será voto de cabresto nem legenda de aluguel", declarou Malafaia ao Valor PRO, serviço em tempo real do jornal Valor Econômico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação