Politica

STF amplia prazo para réus do mensalão apresentarem recurso

Joaquim Barbosa diz que acórdão do julgamento pode ser publicado na quinta-feira (18/4)

postado em 17/04/2013 19:11
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (17/4) dobrar o prazo para que os réus do processo do mensalão possam recorrer contra as condenações proferidas durante o julgamento da Ação Penal 470. Por oito votos a um, os ministros ampliaram de cinco para 10 dias o prazo para que os chamados embargos de declaração sejam protocolados, a partir da publicação do acórdão ; o resumo das decisões tomadas em plenário.

De acordo com o presidente do STF, Joaquim Barbosa, o documento pode ser divulgado nesta quinta (18/4), embora ainda dependa da assinatura eletrônica de três ministros. Desta forma, a publicação no Diário de Justiça ficará para o dia seguinte. O prazo de 10 dias, neste caso, começaria a ser contado na segunda-feira e se encerraria em 2 de maio, uma vez que 1; de maio é feriado do Dia do Trabalho.

Relator do processo, Joaquim Barbosa levou o caso para análise em plenário depois de as defesas de alguns réus terem apresentado um agravo, no qual pediam a ampliação do prazo para recursos. Inicialmente, Barbosa havia rejeitado os pedidos, sob o argumento de que os réus já poderiam estar preparando os recursos, uma vez que os votos foram proferidos durante sessão pública e transmitidas pela TV Justiça.



Também na sessão desta quarta, o STF negou o pedido de alguns réus de acesso antecipado aos votos dos ministros, uma vez que houve perda do objeto, já que o acórdão está praticamente pronto para ser publicado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação