Politica

Homenageado em Ouro Preto, Barbosa diz que "Justiça por si só não existe"

Mineiro de Paracatu, Barbosa recebeu do governador Antonio Anastasia o Grande Colar

Rafael Passos - Estado de Minas
postado em 21/04/2013 20:58
Durante seu pronunciamento, Joaquim Barbosa se inspirou nos ideais de Tiradentes ao destacar o papel da Justiça na sociedade
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, foi o principal homenageado durante a 62; solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto, na Região Central de Minas, neste domingo (21), feriado de Tiradentes. Mineiro de Paracatu, Barbosa recebeu do governador Antonio Anastasia o Grande Colar e foi orador oficial da cerimônia.

Durante seu pronunciamento, Joaquim Barbosa se inspirou nos ideais de Tiradentes ao destacar o papel da Justiça na sociedade. ;A Justiça, sempre presente nos ideais republicanos, une-se aos princípios da liberdade e da igualdade como valores supremos da nossa sociedade, cuja observância é imperativa. Como já expressei em outras ocasiões, a Justiça por si só, e só para si, não existe. Ela é indissociável da igualdade de direitos e igualdade entre cidadãos;, afirmou.



[SAIBAMAIS]Joaquim Barbosa tornou-se a autoridade máxima do Judiciário brasileiro em novembro de 2012, ao assumir a presidência do STF, sendo o primeiro negro a comandar a Casa. Além disso, o ministro mineiro ganhou mais notoriedade por ser o relator o processo do mensalão, que resultou na condenação de caciques importantes do PT, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e ex-presidente da legenda José Genoíno.

Neste ano, 164 personalidades e entidades foram agraciadas pelo governo de Minas em Ouro Preto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação