Helena Mader
postado em 23/04/2013 07:33
O escândalo do mensalão foi classificado no voto do ministro Luiz Fux como o evento que ;maculou a história recente do Brasil;. Embora tenha suprimido do acórdão todas as suas participações nos debates, o magistrado juntou ao documento de mais de 8 mil páginas a íntegra de seu voto, que não havia sido lida no julgamento. Em um dos trechos, Fux se refere ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu como o comandante de uma quadrilha que tinha um ;projeto de poder de longo prazo de ilicitude amazônica;.
[SAIBAMAIS]O ministro do STF detalhou a influência que Dirceu exercia e ainda exerce sobre o PT. ;É imperioso reconhecer que o 1; réu possuía como ministro da Casa Civil diversas funções relevantes, como o próprio réu reconheceu em juízo, o que não o impedia de influenciar os rumos da sua agremiação partidária e nem mesmo criava obstáculos para erigir um audacioso projeto político de poder calcado em práticas ilícitas;, frisou Fux.
Em outro trecho do voto, Fux foi contundente contra o petista, que, recentemente, acusou o ministro de ter prometido absolvê-lo. ;(Ele) passou a ter como uma de suas atribuições a formação da base aliada do governo federal dentro do Congresso Nacional, o que alcançou através de um projeto de poder de longo prazo de ilicitude amazônica.;