Politica

Câmara aprova texto final de projeto que restringe a criação de partidos

Com itens rejeitados, a proposta entrará em vigor após ser votada no Senado e passar pela sanção presidencial

postado em 23/04/2013 18:10
A Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta terça-feira (23/4) o projeto que restringe a criação de novos partidos, impedindo que parlamentares que migrem para novas legendas levem junto a fatia do fundo partidário e do tempo de tevê que lhes cabe. O texto principal já havia sido aprovado na madrugada da última quinta-feira (18/4), mas restaram destaques que poderiam mudar a data em que a lei começa a valer. Como esses itens foram rejeitados, a proposta entrará em vigor após ser votada no Senado e passar pela sanção presidencial.

[SAIBAMAIS]Do outro lado, estão os que apoiam Marina ou ainda pretendem ter a própria legenda, como o deputado Paulo Pereira (PDT-SP). O Mobilização Democrática, resultado da fusão entre PPS e PMN, também estava à frente dos que tentaram impedir a aprovação do texto. O grupo chamou de casuísmo a aprovação do projeto na época em que novos partidos tentam se constituir. ;O fundo partidário e o tempo de tevês são ferramentas do multipartidarismo e constituem a essência do poder brasileiro;, argumentou o deputado Walter Feldman (PSDB-SP), que será um dos fundadores da Rede.

Ao final da votação, o líder do PT, José Guimarães (CE), rebateu as críticas. ;O que nós fizemos foi uma atitude de moralização da política brasileira, não queremos a farra eleitoral e partidária na eleição de 2014, o troca-troca de partidos de quem quer se beneficiar de quem tem história;, destacou.



No dia em que o texto base foi votado, a discussão do projeto durou quase 12 horas entre debates inflamados. Nesta terça, a votação durou cerca de duas horas. Na semana passada, os deputados já haviam aprovado uma emenda que redistribui a cota comum a todos os candidatos do tempo de tevê e rádio. Na prática, a proposta recupera a fatia das legendas que perderam deputados para o PSD, mas reduz ainda mais a parte que caberia às legendas que não têm representação na Casa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação