Politica

Planalto apoia a eleição do prefeito José Fortunati para comandar a FNP

Durante encontro, Dilma brincou ao falar da campanha em favor de Fortunati, a quem ela classificou como "velho amigo"

Juliana Braga, Paulo de Tarso Lyra
postado em 24/04/2013 07:36
Coser, atual presidente da FNP: eleição do sucessor marcada para hoje

A eleição da nova diretoria da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) fortalece o discurso federativo do governo federal, apropriando-se de uma bandeira apresentada recentemente pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), prováveis candidatos ao Planalto no ano que vem. Além disso, o apoio à eleição do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), para presidir a entidade, segundo apurou o Correio, é um esforço da presidente Dilma Rousseff para bloquear o interesse dos socialistas em atrair o PDT para a aliança nacional em 2014. Ontem, durante a abertura do Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável, ela manifestou seu apoio a Fortunati.

Fortunati e o futuro vice-presidente da FNP, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), têm mais força política que o atual mandatário da entidade, João Coser (PT-ES), para pressionar a União em busca de mais recursos para os municípios. Com o caixa reforçado, as cidades ajudariam na retomada do crescimento do país, essencial no projeto de reeleição de Dilma, já que a frente representa os prefeitos de capitais e de cidades com mais de 200 mil habitantes.



Durante o encontro dos prefeitos, Dilma brincou ao falar da campanha em favor de Fortunati, a quem ela classificou como ;velho amigo;. ;Se for segredo, é o mais mal contado;, disse a presidente, referindo-se à candidatura do prefeito de Porto Alegre. ;Mas é o que dizem pelos corredores;, acrescentou. A eleição para o comando da FNP será realizada hoje. No encontro, com a presença do governador Agnelo Queiroz, Dilma recebeu diversas cobranças e, em um discurso de mais de 50 minutos, descreveu todos os programas do governo federal, afirmando que não faz distinção a prefeitos de qualquer partido. Cerca de 500 pessoas acompanharam a solenidade.

Durante encontro, Dilma brincou ao falar da campanha em favor de Fortunati, a quem ela classificou como

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação