Politica

Presidência da Câmara intervém e sessões da CDHM terão sessões liberadas

Manifestantes poderão ser retirados apenas se houver tumulto

postado em 25/04/2013 15:41

O presidente da Comissão de Direitos Humanos vem restringindo o acesso às reuniões

Integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos informaram, após reunião com o presidente Henrique Eduardo Alves nesta quinta-feira (25), que o acesso às reuniões da Comissão de Direitos Humanos e Minorias será liberado. A assessoria da Presidência confirmou a informação. Segundo a assessoria, manifestantes poderão ser retirados apenas se houver tumulto. O presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Pastor Feliciano (PSC-SP), vem restringindo o acesso às reuniões.

;Os manifestantes vão poder entrar na comissão, com o compromisso de se manifestar de maneira ordeira;, afirmou o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ). ;Na prática, quarta-feira que vem, não vai haver mais os cercados que estavam impedindo o livre acesso às reuniões, e a Polícia Legislativa não vai mais selecionar quem vai entrar com base na aparência, liberando o acesso às pessoas com terno e Bíblia e proibindo o acesso das pessoas com brinco;, complementou.

Os parlamentares entregaram reclamação formal contra as declarações de Feliciano na reunião da Comissão de Direitos Humanos da última quarta-feira (24). Segundo os deputados, Feliciano pediu que a Polícia da Casa ;observasse o perfil das pessoas;, alegando que ;pelo perfil, se tem segurança de que as pessoas que estarão na comissão vão participar de maneira ordeira;.



;O presidente da Câmara concorda que isso é ato discriminatório e preconceituoso e que não pode perdurar;, afirmou a deputada Érika Kokay (PT-DF). ;O presidente da Comissão de Direitos Humanos não pode dizer quem é pessoa de bem e quem não é; esse ato é discricionário e antidemocrático;, completou.

Agressões
Os deputados da frente também entregaram ao presidente da Câmara dossiê contendo relatos de agressões sofridas por militantes dos direitos humanos. O documento reúne informações sobre oito casos de agressões praticadas na Câmara durante os protestos contra a permanência do Pastor Marco Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos.

Outro ponto tratado com o presidente foi o andamento da representação, movida pelo Psol, apresentada no dia 3 de abril, contra o deputado Pastor Marco Feliciano, por mau uso do mandato.

Segundo o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), o presidente informou que a representação já está sendo analisada pela Corregedoria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação