Politica

Fitch Ratings eleva nota da Grécia e retira o país da categoria de risco

A agência afirmou que o programa de ajuste econômico da Grécia estava nos trilhos e que o atual governo parece comprometido

Agência France-Presse
postado em 14/05/2013 16:18
PARIS - A Fitch Ratings elevou a nota de longo prazo grego em um nível, a B-, nesta terça-feira (14/5), retirando o país da categoria de risco de default, citando os progressos para equilibrar as finanças do país e melhorar sua competitividade comercial.

"A economia grega está se reequilibrando: claros progressos foram feitos para eliminar tanto os déficits fiscais como os de conta corrente", disse a Fitch, acrescentando que a perspectiva é estável.

O resgate internacional ao país, de 240 bilhões de euros, o alívio da dívida soberana e uma flexibilização das metas fiscais que a Grécia deve obter, elevaram as medidas de sentimento econômico do banco central para o maior nível em três anos e o risco de o país sair da zona do euro caiu", disse a Fitch.

A agência afirmou que o programa de ajuste econômico da Grécia estava nos trilhos e que o atual governo parece comprometido em realizar as reformas estruturais e de consolidação fiscal necessárias.



Contudo, "o preço tem sido alto em termos de perda de produção e aumento do desemprego, e a capacidade de recuperação ainda é uma dúvida".

A Fitch alertou que a "recuperação econômica tangível permanece elusiva, enquanto a resistência às reformas é alta, destacando os contínuos riscos para a implantação".

O desemprego no país é de cerca de 27% e a economia se contraiu 22% desde 2008. A Fitch disse que a Grécia atingiu uma das consolidações fiscais mais ambiciosas dos últimos tempos e estima que recuperou cerca de 80% de sua competitividade perdida.

Enquanto a sustentabilidade da dívida pública ainda está longe de ser garantida, dependendo da recuperação econômica do país, a Fitch disse que "o grau de risco de default para credores privados, representado pelo rating anterior, CCC, diminuiu".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação