Politica

Críticas feitas por Barbosa provoca novo clima de tensão entre poderes

Declarações do ministro do STF romperam o armistício entre os dois Poderes. Tanto a bancada do governo quanto a da oposição nas duas Casas do Congresso protestaram contra as declarações do ministro

postado em 21/05/2013 08:10
Henrique Alves acredita que afirmações do ministro foram desrespeitosas
As críticas que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, fez ao Poder Legislativo ; de que, no Brasil, os partidos são ;de mentirinha; ; não foram bem recebidas por parlamentares. Tanto a bancada do governo quanto a da oposição nas duas Casas do Congresso protestaram contra as declarações do ministro. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), classificou como ;falta de respeito; a menção feita ao Congresso. ;Uma desrespeitosa declaração como essa não contribui para a harmonia constitucional, que temos o dever supremo de observar. E, com a responsabilidade e maturidade que tenho, não quero nem devo tensionar o relacionamento entre os Poderes;, destacou Alves. Não é a primeira vez que os dois lados se debatem por conta de expressões do presidente do STF ou por decisões tomadas por ambos os lados.
[SAIBAMAIS]Logo após as declarações de Barbosa, começaram as reações dos parlamentares. O primeiro vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), acredita que as afirmações são ;absurdas; e avalia que Barbosa não está à altura do cargo que ocupa. ;É um comportamento irresponsável. Ele está apostando em uma crise;, reagiu. ;Essas declarações são de alguém que não tem apreço pela democracia brasileira. Aqui, todos foram eleitos. São opiniões de alguém que não tem equilíbrio e não está em condições de presidir o Supremo. Ele é o fator da crise entre os Poderes. Se hoje nós temos uma crise, a causa se chama Joaquim Barbosa;, provocou o petista.

O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), avalia que as críticas ;não ajudam em nada; na relação entre os Três Poderes. ;Seria importante para o país que quem dirige uma instituição ajude a fortalecer a outra. Isso não está ocorrendo.; Já o líder do PSDB na Casa, Aloysio Nunes Ferreira (SP), alerta que sua legenda não é ;de mentirinha;. ;O meu partido é de verdade. O PSDB é forte e fez bons governos;, disse o tucano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação