postado em 22/05/2013 13:58
O presidente da Embratur, Flávio Dino, defendeu a facilitação da entrada de estrangeiros no país e considerou ;desastrosa; a exigência de visto para cidadãos norte-americanos entrarem no Brasil. Segundo ele, Estados Unidos e Argentina são os maiores emissores de turistas para o país. Em 2012, 5,7 milhões de turistas estrangeiros visitaram o Brasil, crescimento de 4,5%, em relação ao ano anterior, segundo ele.[SAIBAMAIS]Durante audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado, nesta quarta-feira (22/5), Dino disse ainda que a vinda de argentinos diminuiu significativamente em razão de medidas fiscais e tributárias adotadas pela presidente Cristina Kirchner que aumentam a tributação de viagens internacionais.
No caso de cidadãos norte-americanos, o presidente da Embratur ressaltou que, por ano, cerca de 600 mil visitam o Brasil e que esse número tem se mantido estável nos últimos anos, enquanto mais de 1,5 milhão de brasileiros visitam anualmente aquele país. ;A exigência de visto faz com que os americanos prefiram o Caribe;, disse.
O Brasil adota o princípio da reciprocidade de tratamento nas relações internacionais, por isso mantém a exigência de visto para cidadãos norte-americanos. No ano passado, os dois países discutiram acordo para isenção de visto, em encontro do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, com a secretária de Estado, Hillary Clinton.