Politica

Justiça condena em primeira instância dono da Delta e ex-prefeito

A sentença fixa pena de quatro anos e meio de prisão em regime semiaberto e multa de R$ 248 mil por desvios em obra a ser paga pelos cinco réus

postado em 28/05/2013 06:01
Cavendish foi condenado por desvio de dinheiro público na despoluição de uma lagoa em Iguaba Grande (RJ)
A Justiça Federal condenou o dono da construtora Delta, Fernando Antonio Cavendish Soares, e o ex-prefeito do município de Iguaba Grande (RJ) Hugo Canellas Rodrigues Filho a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por desvio de recursos públicos da obra de despoluição da Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos. O ex-secretário de Fazenda Pública do municipio Mário Erly Aguiar Souza recebeu a mesma pena.



Outros dois funcionários da prefeitura foram condenados a 1 ano e 11 meses, mas a punição prescreveu. O caso é de 2000. A sentença, que saiu em 16 de abril último, fixa ainda multa de R$ 248 mil a ser paga pelos cinco réus. Eles já recorreram, por meio de apelação.

A Delta ganhou as páginas dos jornais no início de 2012, quando estourou a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que revelou as relações suspeitas do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos da oposição e da base aliada. Nas conversas gravadas, aparece Cláudio Abreu, então diretor da empreiteira no Centro-Oeste, operando com Cachoeira. Com o escândalo, vieram a público os negócios bilionários da Delta ; que teria ligações com o bicheiro ; com o poder público.

[FOTO2]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação