postado em 03/06/2013 19:47
A Comissão de Defesa do Consumidor promove audiência pública, na quinta-feira (5/6), para obter esclarecimentos acerca dos sucessivos apagões elétricos ocorridos nas regiões Centro-Oeste e Norte do País e sobre os possíveis prejuízos causados aos consumidores devido às constantes quedas de energia.
O evento foi solicitado pelo deputado Reguffe (PDT-DF). Segundo ele, com base na divulgação recente, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do ranking das distribuidoras de energia do País em relação à qualidade do serviço prestado, ;constatou-se que a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Companhia Energética de Goiás (Celg) e as Centrais Elétricas do Pará (Celpa) foram classificadas como as três piores distribuidoras;.
Comparação entre companhias
Essas companhias foram avaliadas no período de janeiro a dezembro de 2012, em um universo de 35 distribuidoras de grande porte, que possuem um mercado faturado anual de energia maior que 1 terawatt hora.
De acordo com a Aneel, o ranking foi elaborado com base no indicador de Desempenho Global de Continuidade das distribuidoras em relação aos limites estabelecidos pela Agência. Esse indicador é formado a partir da comparação dos valores apurados de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), que indica o número de horas que, em média, um consumidor fica sem energia elétrica durante um período (no mês ou no ano); e da Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), que indica quantas vezes, em média, houve interrupção na unidade consumidora (residência, comércio, indústria etc).
Obrigação de fiscalizar
;Diante dos sucessivos casos de apagões elétricos nestas regiões do País, somados à constatação [da má qualidade dos serviços] pela própria Agência Nacional de Energia Elétrica, é obrigação desta Comissão de Defesa do Consumidor esclarecer as razões das frequentes quedas de energia, bem como cobrar das autoridades competentes quais ações estão sendo empreendidas para sanar, o quanto antes, estes problemas que atormentam o dia a dia das pessoas e provocam prejuízos aos consumidores deste País;, argumenta Reguffe.
O evento foi solicitado pelo deputado Reguffe (PDT-DF). Segundo ele, com base na divulgação recente, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do ranking das distribuidoras de energia do País em relação à qualidade do serviço prestado, ;constatou-se que a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Companhia Energética de Goiás (Celg) e as Centrais Elétricas do Pará (Celpa) foram classificadas como as três piores distribuidoras;.
Comparação entre companhias
Essas companhias foram avaliadas no período de janeiro a dezembro de 2012, em um universo de 35 distribuidoras de grande porte, que possuem um mercado faturado anual de energia maior que 1 terawatt hora.
De acordo com a Aneel, o ranking foi elaborado com base no indicador de Desempenho Global de Continuidade das distribuidoras em relação aos limites estabelecidos pela Agência. Esse indicador é formado a partir da comparação dos valores apurados de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), que indica o número de horas que, em média, um consumidor fica sem energia elétrica durante um período (no mês ou no ano); e da Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), que indica quantas vezes, em média, houve interrupção na unidade consumidora (residência, comércio, indústria etc).
Obrigação de fiscalizar
;Diante dos sucessivos casos de apagões elétricos nestas regiões do País, somados à constatação [da má qualidade dos serviços] pela própria Agência Nacional de Energia Elétrica, é obrigação desta Comissão de Defesa do Consumidor esclarecer as razões das frequentes quedas de energia, bem como cobrar das autoridades competentes quais ações estão sendo empreendidas para sanar, o quanto antes, estes problemas que atormentam o dia a dia das pessoas e provocam prejuízos aos consumidores deste País;, argumenta Reguffe.