Politica

Reunião de líderes discute situação do deputado federal Natan Donadon

Parlamentares relatam que o clima na Câmara é de constrangimento. Parlamentar teve prisão decretada nesta manhã pelo Supremo

postado em 26/06/2013 12:19
Deputado Natan Donadon, na Câmara dos DeputadosOs líderes da Câmara estão reunidos nesta quarta-feira (26/6) para discutir a situação do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO). Nesta manhã, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a prisão imediata dele, a primeira no exercício do mandato por condenação da Suprema Corte, desde a promulgação da Constituição, em 1988. A preocupação do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, e líderes é de como ficará a imagem da Câmara no caso de o parlamentar ser detido dentro do Congresso.

;Este é um clima de constrangimento que deixa o Legislativo em xeque. O que se discute é se ele seria preso antes de perder o mandato ou depois;, comentou um deputado que estava na reunião. É um caso sem precedentes e, por isso, estão todos os parlamentares estão preocupados, mas acreditam que a ordem judicial deve ser cumprida.

De acordo com a Constituição, deve perder o mandato todo parlamentar que tiver uma condenação transitada em julgado, que é o caso de Donadon. Após a condenação, a Câmara deve abrir um processo disciplinar para julgar a possível cassação do deputado.

[SAIBAMAIS]Na manhã de hoje, a PEC que estipula que as votações para perda de mandados não devem ser secretas foi aprovada na CCJ. O texto ainda deve passar por uma comissão especial e em dois turnos no Plenário. ;Provavelmente a aprovação da PEC será mais rápida do que o processo contra o deputado e, ao meu ver, é evidente que ela vai se aplicar ao caso dele e a qualquer votação semelhante que ocorra depois da promulgação;, disse Alessandro Molon (PT-RJ), relator da PEC do voto aberto na CCJ.

Prisão

De acordo com a assessoria do deputado Natan Donadon, o parlamentar teria viajado para o estado natal dele no início da manhã de hoje. No entanto, na reunião de líderes na Câmara, alguns parlamentares comentaram que ele ainda estaria em Brasília

Donadon foi condenado pelo Supremo, em outubro de 2010, a uma pena de 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão em regime fechado pelos crimes de peculato e formação de quadrilha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação