Politica

Especialistas em internet desenvolvem aplicativos de controle social

Na onda das manifestações, empresários, pesquisadores e artistas se aliam para criar programas colaborativos

postado em 07/07/2013 07:12
;Saímos do Facebook; é um slogan comum em cartazes de manifestantes pelo Brasil e, ao mesmo tempo que mostra a força de mobilização das redes sociais, ironiza os ativistas de mouse na mão. Para um grupo de especialistas em produtos e soluções para a web, no entanto, a internet é o melhor terreno para consolidar as pautas que são defendidas nas ruas. Uma das propostas é o Vote na Web, disponível desde 2009 e que tem ganhado adeptos. Outros aplicativos estão em elaboração. A grande quantidade de informações gerada nos protestos chamou a atenção de especialistas em redes.

Após participarem de protestos físicos, empresários e pesquisadores do mundo virtual criaram o movimento Pivota Brasil e começaram a discutir ideias para unir tecnologia e política. Em Brasília, o grupo vira noites elaborando aplicativos que, entre outros, estimula a criação de leis com iniciativa popular. O nome, Pivota, sugere que o país faça o que as startups costumam fazer, quando um projeto não está dando certo. Elas dão um pivô, reconhecem o erro, mudam de caminho e fazem uma readaptação para um modelo melhor.

Em duas reuniões, na Casa das Redes ; espécie de embaixada do movimento cultural Fora do Eixo, em Brasília ;, o grupo conseguiu elaborar 15 ideias para que o debate levantado pelas manifestações não se esgote. Um dos participantes, Marcos Oliveira, empresário e fundador da startup de pesquisa imobiliária Urbanizo Marcos, comenta que o mais impressionante foi conseguir reunir mais de 40 profissionais de diversas áreas, como humanas, exatas e arte, em torno de uma causa única. ;Estamos todos tentando entender o que está acontecendo e querendo ajudar;, destaca.
Na onda das manifestações, empresários, pesquisadores e artistas se aliam para criar programas colaborativos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação