Politica

Lula sai em defesa de Dilma e diz que presidente tem "muitos adversários"

Já a presidente se limitou a exaltar os feitos de seu mandato e a destacar o que chama de "pactos de resposta às ruas", como o programa e a reforma política

postado em 25/07/2013 06:02
Lula e Dilma são aplaudidos durante seminário do PT em Salvador: luta para unificar o partido
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva juntou-se à presidente Dilma Rousseff no evento em comemoração aos 10 anos de governo do PT, ontem, para tentar amenizar a crise dentro do próprio partido. Durante o discurso no seminário do ciclo ;O decênio que mudou o Brasil;, em Salvador, Lula fez um ato de desagravo a Dilma e tentou convencer os petistas a se unirem em torno da presidente. ;Dilma tem lado, é o lado do PT;, disse, admitindo que ela enfrenta ;muitos adversários;. No fim do pronunciamento, Lula ainda comentou o próprio futuro: ;Eu comecei fazendo política no PT e, se Deus quiser, vai demorar muito, mas vou morrer fazendo política no PT;.

Na sua vez de discursar, Dilma limitou-se a exaltar os feitos de seu mandato e a destacar o que chama de ;pactos de resposta às ruas;, como o Programa Mais Médicos e a reforma política. ;Nós sabemos que democracia gera desejo de mais democracia. Todas as mudanças que fazemos são apenas o começo;, argumentou a presidente.



Antes da participação no seminário, Lula e Dilma se reuniram por mais de três horas em uma sala reservada. Participaram de parte da conversa o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o presidente do PT, Rui Falcão. O encontro acontece em um momento de tensão entre a presidente e o partido. No último sábado, sob a alegação de que estava ocupada preparando o esquema de segurança para a visita do papa Francisco ao Rio de Janeiro, ela deixou de ir à reunião do Diretório Nacional da sigla, em Brasília, e foi criticada nos bastidores. Ao exigir reparos na legenda, o próprio Lula admitiu de certa forma a existência da crise. ;Tem deputado do PT que transforma seu gabinete num partido. Tem que consertar, não nascemos para sermos iguais aos outros;, comentou, no discurso de ontem.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação