Politica

Relator apresenta parecer sobre investigações contra Leréia

postado em 07/08/2013 21:12
O relator do processo contra o deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) no Conselho de Ética da Câmara, deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC), deverá apresentar seu parecer sobre as investigações contra o parlamentar goiano na próxima quarta-feira (14). Se houver pedido de vista, a votação deverá ficar para o dia 21, pois o colegiado tem até o dia 23 para concluir seus trabalhos.

Hoje, o deputado Leréia compareceu ao conselho para se defender das acusações de envolvimento com o contraventor Carlinhos Cachoeira. Ele confirmou que tem relação de amizade com Cachoeira e disse que não cometeu qualquer irregularidade. Leréia disse que nunca soube de supostas atividades ilegais praticadas por Cachoeira em Goiás.

O deputado Leréia disse que chegou a usar o cartão de crédito de Cachoeira para comprar jogos eletrônicos e também que recebeu diversos empréstimos dele para honrar compromissos financeiros, uma vez que tinha que efetuar pagamentos e estava com parte de seus bens bloqueados. ;Recorri a um amigo que sabia que tinha dinheiro, e ele emprestou porque sabia que eu tenho palavra e honraria os pagamentos;, disse.

A representação contra Leréia foi encaminhada ao Conselho de Ética pela Mesa Diretora da Câmara por envolvimento com Cachoeira. Por ocasião da representação, Leréia disse que jamais intercedeu em licitação de interesse do empresário e que não tem relação com a exploração de jogos ilegais, que motivou a investigação sobre Carlinhos Cachoeira.

De acordo com o presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PSD-SP), o parecer do relator poderá ser pela perda de mandato, pela aplicação de punições que podem ser escritas até a suspensão do mandato do deputado. A decisão sobre punição ou absorção do parlamentar será tomada pelos integrantes do conselho, em votação aberta.

Izar informou que hoje encaminhou à presidência da Câmara a decisão do conselho sobre a punição escrita a ser aplicada ao deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), julgado no final do semestre passado pelo colegiado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação