Politica

Mantega reafirma que houve "problema de comunicação" com diretor do FMI

postado em 07/08/2013 22:05
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reuniu hoje (7) com o diretor-executivo brasileiro no Fundo Monetário Internacional (FMI), Paulo Nogueira Batista Júnior, de quem ouviu explicações sobre posicionamento de se abster na votação de liberação de recursos do organismo internacional para a Grécia. A postura desagradou Mantega, pois o Brasil tem posição favorável ao auxílio ao país europeu. Segundo nota do ministério, divulgada após o encontro, Mantega tornou a avaliar que houve ;problema de comunicação;. O ministro dera a mesma declaração na última semana.

;Frequentemente, os diretores executivos do FMI têm de tomar diversas decisões por semana e nem sempre é possível a consulta ao governador do FMI, no caso do Brasil, o ministro da Fazenda. O entendimento é que, em questões de maior importância, a consulta é imprescindível;, diz o comunicado. O texto ressalta ainda que a abstenção de Nogueira não teve qualquer efeito prático no desembolso à Grécia, dado que a liberação é aprovada por maioria simples dos votos ponderados.

A nota diz ainda que Mantega e Nogueira avaliaram que os programas de resgate à Grécia e a outros países da periferia da zona do euro ;precisam ser revistos e aperfeiçoados de modo a dar melhores condições de recuperação a esses países;. Segundo o Ministério da Fazenda, Paulo Nogueira tem tido uma atuação relevante no FMI desde sua nomeação em 2007. ;Ele tem sido diligente e atuado em sintonia com o governo brasileiro;, destaca o comunicado. Na semana passada, Guido Mantega negou a jornalistas a possibilidade de demissão do diretor-executivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação