postado em 16/08/2013 16:58
A ex-senadora Marina Silva se reuniu, nesta sexta-feira (16/8), com a corregedora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Laurita Vaz, em Brasília, para pedir uma posição do órgão, em relação a demora da validação de cerca de 600 mil assinaturas entregues aos cartórios para a criação da Rede Sustentabilidade. O registro do partido é decisivo para que seja lançada a candidatura de Marina Silva às eleições presidenciais de 2014.
Marina disse que expôs a corregedora que os cartórios tem demorado até 60 dias para confirmar ou dar parecer sobre as assinaturas. ;Apresentamos a ela as dificuldades que estão sendo enfrentadas nos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) e cartórios e viemos aqui na busca de solução para um problema que não foi criado por nós;, afirmou.
Ela afirmou também que há uma falta de ;parâmetro; para conferir as assinaturas, já que estão sendo rechaçadas os nomes de eleitores jovens que nunca votaram ou idosos que deixaram de votar nas últimas eleições. Até o momento, a Rede já coletou mais de 800 mil assinaturas, mas apenas 250 delas foram validadas.
Sem um avanço na validação por parte dos cartórios, membros do partido estudam protocolar o registro da sigla na próxima semana e depois recorrer às corregedorias estaduais para que liberem as assinaturas. ;Estamos confiantes de que o processo que fizemos tem toda idoneidade e na estrutura que tivemos para coletar as assinaturas. Agora, aguardamos que a justiça seja feita e os problemas sejam reparados;, destacou.